Apresentação

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESAFIOS DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

22, 23 e 24 de Setembro de 2015
Universidade Federal de Uberlândia

  

Apresentação
           
O II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI, consistiu em uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES), do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GPEDE) e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana (GPTEFH) no âmbito da Linha de Pesquisa Cultura, Identidade, Educação e Sociabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCS do Instituto de Ciências Sociais – INCIS e da Linha de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED da Faculdade de Educação – FACED, Universidade Federal de Goiás - regional Jataí – GO, Instituto de História Contemporânea (IHC), da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Prefeitura Municipal de Uberlândia no Âmbito da Secretaria de Educação e do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE).

A realização do II Seminário representou um esforço coletivo dos pesquisadores envolvidos em apresentar resultados de estudos que problematizam de forma instigante as inter-relações entre trabalho e educação em um contexto histórico, econômico, social e político marcado pela reestruturação produtiva e mundialização do capital, bem como da redefinição do papel do Estado no contexto das políticas neoliberais.
Partiu-se do pressuposto que trabalho e educação são atividades especificamente humanas centradas nas relações históricas constituintes da formação humana e de modelos de sociabilidade.

O II Seminário foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2015, no anfiteatro do Bloco 5R, salas C e D, no Campus Santa Mônica, na Universidade Federal de Uberlândia. E consiste na edição Bianual do evento inicial ocorrido  entre os dias 07 e 09 de abril de 2013, a saber:  I Seminário Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI. O primeiro seminário, de abrangência nacional, contou com o apoio da Fapemig. Tal Seminário, de natureza interdisciplinar obteve grande impacto na Universidade Federal de Uberlândia e na comunidade local, com a participação de nomes significativos da intelectualidade brasileira como o Professor Dr. Ricardo Antunes (UNICAMP) e o Professor Dr. João da Silva Jr (UFScar). 

O II Seminário buscou, por seu turno, refletir sobre as novas configurações que vem assumindo as relações trabalho e educação no mundo contemporâneo, particularmente no Brasil. O Seminário abordou a questão da Reestruturação Produtiva, do Estado, da Qualificação Profissional, dos Movimentos Sociais, das Relações de Gênero e de novos modelos de sociabilidades engendradas a partir de modelos de organização da educação, buscando propiciar um amplo e rigoroso debate, contribuindo assim, para uma reflexão interdisciplinar na comunidade acadêmica acerca do trabalho e da educação na sociedade contemporânea.

Vale ainda ressaltar a densa participação de professores/pesquisadores de várias instituições, a qual viabilizou oportunidades para a realização de convênios entre os grupos de pesquisa envolvidos, contribuindo para um sistemático intercâmbio, inclusive de estudantes de pós-graduação.

           A programação do Seminário compreendeu conferências, mesas-redondas e mostra de longas-metragens, bem como uma reunião interna dos grupos de pesquisa da Linha de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (LPTSE) com estudantes de pós-graduação vinculados à respectiva Linha.